Páginas

domingo, 4 de abril de 2010

A outra

GOLDENBERG, Mirian. A outra. A amante do homem casado. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009.

Este livro de Mirian Goldenberg é uma excelente leitura para estudantes e profissionais de sociologia e antropologia, tanto porque trata de um tema pouco explorado nas relações da sociedade brasileira, quanto como aprendizado metodológico, uma vez que ela trabalha de forma muito didática.
O livro divide-se em duas partes...

Na primeira, ela descreve as diferentes acepções e representações da figura da outra na sociedade, baseada em diversos pontos de vista como a da própria amante, do marido que trai e de outros membros da família e também de amigos. Mostra que, embora a mulher tenha adquirido um papel mais relevante no trabalho social, adquirido independência financeira etc., a ela não é permitido ainda o completo controle de sua sexualidade. Na segunda parte, ela realiza uma entrevista e analisa uma família, de predominância feminina, na qual há uma recorrência de relacionamentos não convencionais entre as mulheres. Ela desvenda as representações que toda a família cria para explicar "seu comportamento desviante".

Sem dúvida um excelente livro para por em xeque algumas concepções e/ou mitos a respeito desta figura, que poderia-se dizer, é bastante comum em nossa sociedade, que é a outra, mas está imersa em ideias preconcebidas e mesmo fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...