Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Observações sobre a copa de uma não-torcedora

Início do Jogo no Mossoró WestShopping
Início do jogo 15:35... the clock is ticking. Mas acho que vale a pena eu comentar algumas coisas. Estava eu no MSN com um amigo de 14 anos, filho de um amigo de 43, que em disse que estava torcendo pela seleção de Gana. Na verdade, eu nem sabia que a seleção de Gana estava competindo... está?
Bem, ninguém diria que eu sou uma grande fá de futebol. No entanto, ele me disse que todos ficavam meio cegos para os problemas sociais em época de copa - coisa que eu concordo, mas que precisamos sempre relativizar. Do que o brasileiro comum pode se orgulhar hoje em dia? Em décadas passadas, além do futebol, tínhamos a F-1. O social nunca foi o nosso forte. O orgulho nacional não pode se pautar apenas em desenvolvimento econômico, embora a diminuição das desigualdades seja uma meta. Mas e enquanto ela não chega? Sim, tivemos alguns progressos nos últimos 8 anos ou mais, mas a vida é só isso... ?


Poder comprar comida, comer carne, por a dentadura na boca, tomar iogurte, adquirir nossas casas [minha casa, minha vida... será mesmo?] - mesmo se as cidades não permitam financiamento do governo porque os terrenos são ilegais. Lembremos aquela "velha" (ai meu deus, é de minha geração) música dos Titãs: Você tem fome de quê? Você tem sede de que? Sempre é de comida?

A vida é isso? Sei que existem, no pensamento filosófico e sociológico, pelo menos duas vertentes: uma do ascetismo - marxista - onde só a necessidade imediata importa; e outra - dionisíaca - onde só o prazer importa. Será que não há um meio termo?

Trabalhamos para conseguir um meio digno de vida, mas também para ter algum prazer na vida. Tem de haver um meio termo entre as duas coisas. Sempre achei que o caminho do meio é o melhor. Tem gente morrendo de fome sim, mas será que no meio da pobreza, eles só tem tempo para sofrer? Alguém já lhes perguntou como eles aproveitam a vida de vez em quando?

Torcer por um time de futebol é esquecer das coisas substantivas da vida? Eu diria que não. É apenas uma pausa. E, observem, eu não sou fã de futebol. Eu classifico o futebol em uma esfera, onde a racionalidade não está necessariamente presente. É onde a esperaça habita. Existem algumas coisas em que podemos depositar nossa esperança e o nosso orgulho. Os esportes são um dos meios mais profícuos. Por que? Porque podemos nos identificar com eles, podemos eleger ídolos (heróis nacionais, como queiram), podemos projetar nossos anseios de grandeza, enquanto a fome e a necessidade não passam, se é que vão passar.




Cobertura na Praça da Alimentação no Mossoró WestShopping
Por que Maradona mobiliza tanto os Argentinos? Porque mexe com seu orgulho nacional. Mexe com os sentimentos de um país que passou por muitas dificuldades econômicas na segunda metade do século XX e início do século XXI e que, mesmo assim, ainda não se recuperou totalmente delas. Porém, conserva uma última esfera de orgulho nacional: sua seleção de futebol. Devemos censurá-los? Claro que não. Por que o povo, tão privado de seus direitos fundamentais, suas conquistas, sua cidadania, deveria se privar de algo para se orgulhar? Não "culpo" povo algum. Nós, seres humanos, precisamos de motivação para seguir em frente, para ter algo por que lutar, seja família, filhos, sobrevivência e até futebol, não sei... Os motivos são inúmeros, mas precisam ter significado para o indivíduo e para seu círculo mais próximo.
Comemoração

terça-feira, 22 de junho de 2010

Coitadinho do Kaká

Ele não perde a oportunidade de apresentar como vítima. Reclama de perseguição religiosa para se esquivar das perguntas embaraçosas e das críticas. Mas é muito fácil fazer isso quando se tem toda a imprensa, milhões de dólares disponíveis e grava musiquinha bobinha pra mulherzinha. Que perseguição é essa, quando não há marginalização? E os milhões de pessoas que se tornaram evangélicos para ter alguma esperança na vida, achando que a solução vem do além. Isso faz parte do famoso ditado: "reclamar de barriga cheia". O problema de Kaká não é a religião, mas suas atitudes e opiniões que são muito imaturas e irrefletidas - ou mal refletidas. Por isso, ele passa muitas vezes como uma pessoa boba e vazia e isso é algo independente de religião.

domingo, 13 de junho de 2010

Concursos... Concursos... ? Melhor não tê-los!

Mas se não os temos
Como sabê-lo?


Esses pequenos versos do Poema Enjoadinho de Vinícios de Moraes sobre os filhos se aplicam a muitas coisas na vida. Dentre elas, a participação em bancas de concursos.

Uma coisa na vida é muito difícil: "pastorar" prova escrita em concurso público. Se todas as coisas dependessem da nossa organização seria ótimo, mas como dependemos da organização "central", literal e redundantemente centralizadora, muitas coisas saem do nosso controle e do contentamento dos candidatos.

Organização é uma coisa aparentemente simples, apenas se contarmos com recursos e apoio logístico da instituição. Neste concurso 2010 da UERN, a comissão dispunha de pouquíssimos funcionários, apenas uma pessoa da informática, meios de divulgação de informações - tanto para as bancas quanto para os candidatos - herdados do século XIX. Os resultados não irão ser divulgados na internet. Absurdo! Pouca programação visual do campus para orientar a movimentação de pessoas que não são familiarizados com o espaço, de modo que muitos candidatos demoraram a chegar nas salas, sendo assim prejudicados. Aliás, criando um stress desnecessário, para uma situação já estressante.

Ontem logo na chegada dos professores das diversas bancas no hotel teoricamente destinado a hopedá-los, não havia vagas para todos e chegou-se a pensar em colocar 3 pessoas em apenas um quarto com cama de casa. Em cima da hora tiveram que ser remanejados para outros hotéis às pressas. Os novos hotéis não estavam preparados para fornecer almoço depois das 14h, uma vez que foi uma demanda repentina. Resultado, fome e descontentamento, já que eles haviam saído de Natal as 8h da manhã e estavam morrendo de fome.

Havia bancas sendo desmanchadas na hora, e na véspera do dia do concurso, porque a instituição só disponibilizou transporte a partir de Natal, forçando quase todos os
membros externos serem da UFRN. As bancas contar, assim, com professores da Paraíba ou do Ceará, pois eles não iriam bancar seus próprios custos para trabalhar.

Bem, só resta a nós das bancas, que estamos tendo contato direto com os candidatos, morrermos de vergonha por dentro e dar explicações "inexplicáveis" aos nossos colegas, com um sorriso amarelo no rosto.

Esta é mais uma característica de nossa instituição: dá muito pouco e quer receber muito. Gostaria de saber quando o estado do RN vai perceber que sustentar uma universidade não é para as conveniências de deputados estaduais. Exige-se um trabalho a ser feito e recursos suficientes para tal.

No entanto, o único consolo, se é que existe, é que essa situação não é exclusiva nossa. Universidades de conceito internacional como a USP, Unicamp, UFSCar também estão amargando um período de vacas magras em um setor que nunca passou por surtos de fartura: a educação e, principalmente, onde se produz o conhecimento que impulsiona vários setores da sociedade, ou seja, educação de nível superior.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Internet Ninja

É impressão minha, ou a internet está cada dia mais lenta. Por mais que eu coloque memória, compre computador mais potente, a Velox nunca melhora.

Dicas para dormir melhor

Depois de um longo e tenebroso inverno, sem muitas chuvas, mas com muitas noites de insônia, retorno ao meu "querido blog" com umas dicas que vi hoje no Bom Dia Brasil para ter uma boa noite de sono - além de uma consciência tranquila, é claro.

1. Ter horário regular para dormir e despertar.
2. Ir para a cama somente na hora dormir.
3. Dormir em ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Fazer atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Realizar atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Venha participar de MOVIMENTO MARINA SILVA!

Maria Cristin… 2 amigos
Junte-se ao Movimento Marina Silva.
Membros em MOVIMENTO MARINA SILVA:
Amana Câmara Amana Câmara Cleiton Vieira Cleiton Vieira Nilza Martins Nilza Martins Leila Soraya… Leila Soraya Menezes Josiane Gallo Josiane Gallo
Sobre MOVIMENTO MARINA SILVA
POR UM BRASIL DEMOCRÁTICO E SUSTENTÁVEL nós em rede tecendo um novo jeito de fazer política com Marina Silva.
MOVIMENTO MARINA SILVA 21885 membros
4565 fotos
476 videos
3381 postagens no blog
 
Para controlar os emails que você receberá em MOVIMENTO MARINA SILVA, clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...