... que um estudo realizado e publicado pela Universidade da California mostra evidências de que a contaminação por mercúrio afeta o canto dos pássaros. Dois pesquisadores gravaram e analisaram o canto de quatro espécies de pássaros, ao longo de um trecho contaminado de mercúrio do South River, no estado da Virgínia (USA) e compararam com as mesmas espécies de pássaros em lugares não contaminados.
As possíveis explicações para este fenômeno, segundo os autores do artigo, é que tais pássaros contaminados seriam impedidos de ouvir altas frequências, ou o mercúrio poderia causar stress durante o aprendizado dos cantos (prejudicando suas habilidades cognitivas), ou ainda as condições desfavoráveis do ambiente os levariam a cantar de forma mais simples para eles.
É realmente uma pena, se pensarmos que o Brasil é um dos países - especialmente na Amazônia e no que resta da Mata Atlântica - que possui maiores diversidades de aves e de belos cantos. O que seria da música Passarim do Tom se nossas florestas estivessem contaminadas hein?
Nenhum comentário:
Postar um comentário