Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tiramissu

Essa é uma sobremesa que, custa os olhos da cara e talvez mais um braço seu, em restaurantes sofisticados e é minha dica de domingo. O tiramissu não tem segredos, é simples de fazer e os ingredientes não custam caro (tirando o mascarpone, que pode ser substituído por requeijão - afinal somos humanos e nossos supermercados limitados). Se você está fim de testar algo novo na cozinha, que tal fazer um tiramissu?

Ingredientes:

Básico:
100g de açucar de confeiteiro
5 gemas
Um pote de requeijão (se você achar queijo mascarpone, substitua, mas é bastante caro).
100g de açúcar normal
1 limão
1 colher de sobremesa de rum (pode ser vodca ou cachaça)
250g de bolacha champagne
1 litro de café forte e amargo (para molhar as bolachas)
5 colheres de sopa de chocolate em pó
250ml de creme de leite fresco e gelado
100g de açucar

Modo de fazer:
Bata na batedeira durante três minutos o requeijão o açúcar de confeiteiro e as gemas colocadas uma a uma - reserve. Bata à parte as três claras em neve, junte delicadamente o limão e o rum - reserve. Coloque no liquidificador os 250ml de creme de leite, ligue e desligue o liquidificador 10 vezes, depois junte o açúcar e deixe bater até engrossar por um minuto, É importante o creme de leite estar bem gelado, se não não dá ponto de chantily.

Montagem:
Molhe rapidamente os biscoitos no café frio, deixe escorrer o excesso e coloque numa vasilha ou pirex, depois coloque uma camada do creme de requeijão uma camada de clara em neve e uma de chantily. Repita a operação até terminar com uma camada de creme de chantily. Coloque na geladeira por duas horas. Na hora de servir, polvilhe com chocolate em pó.

Alternativa para substituir o mascarpone:
Dizem que receitas com mascarpone com outra coisa é como fazer feijoada com carne de vaca, mas se não for tão purista, tente:
a) 1 pote de cream cheese; 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco batido; 1 colher (sopa) de gelatina branca sem sabor dissolvida em 3 colheres (sopa) de água.
b) cream cheese light

Um comentário:

  1. Nossa!!!!!!!Esse Tiramissu deve ser uma DELÍCIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!Muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Adorei esse blog!!!♥♥♥Ass:Lílian Antônia Xavier da Rocha Bolsoni♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...