Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

E já que estamos falando do reino animal ...


Vamos falar de Baby, como todos sabem, uma de minhas cadelas. Pois é! Hoje ela está saindo de sua pseudociese. Aí vocês vão me perguntar: - O que é isso? Acontece que ela desenvolve, depois de cada cio, os sintomas de gestação – comportamento maternal, secreção de leite nas mamas e refúgio em tocas ou ninhos. E isso não significa que ela está realmente prenhe. Esses sinais podem ser de uma gestação psicológica [O texto a seguir foi retirado integralmente do PETSITE].
"Este distúrbio, também conhecido como pseudociese, é causado por variações hormonais que acontecem depois de cada cio, afetando a fêmea física e psicologicamente. Dura aproximadamente três semanas, período durante o qual pode fazer ninhos e lidar com alguns objetos (geralmente seus brinquedos) como se fossem seus filhotes.

A gestação psicológica pode ser prolongada nos casos em que a fêmea mama em si mesma (auto-sucção) – o que pode levar ao desenvolvimento de uma infecção nas glândulas mamárias. Além disso, algumas fêmeas podem se tornar extremamente irritadas e desenvolver uma agressividade maternal no intuito de proteger seus “filhotes”.
Existem alguns medicamentos no mercado, como os dos laboratórios Virbac, Intervet e Jofadel, que podem ser utilizados para reverter estas mudanças hormonais, reduzindo a produção de leite e melhorando o comportamento das cadelas. Consulte seu veterinário".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...