Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

Tibau

Hoje é dia de Tiradentes e, como sempre, Mossoró está um deserto. Tentei trabalhar, tentei navegar na internet, mas até esta estava uma pasmaceira. Resolvi ir ao centro da cidade, mas... para quê? Não tem ninguém lá. Então lembrei que eu e minha mãe podíamos ir a Tibau. Segundo outdoor da prefeitura local, "a praia de Mossoró". Afinal, a praia está ali, há apenas meia hora de carro.
Fazia 56 anos que minha mãe tinha ido a Tibau pela última vez. Nesse tempo ainda cheia de morros de areia colorida para fazer aquelas garrafinhas com desenhos.
Tibau se localiza na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará. Segundo a maioria das pessoas, a melhor praia é a do lado cearense, pois é mais tranqüila. Bem... fomos! Embora não fizesse tanto tempo que eu havia estado lá, também me surpreendi. Não tanto pelo centro da cidade em si, pois continua o mesmo. No entanto, a parte dos "ricos", ou seja, aquela que se prolonga para o lado do RN em direção à cidade de Grossos, está totalmente modificada. Inúmeras construções novas e, pasmem, CONDOMÍNIOS FECHADOS à beira-mar! Isso foi o que mais me espantou. Muitos condomínios. Se eu fiquei surpresa, imagine D. Ivone. Ela simplesmente não tirava a mão da boca, acho que para não deixar o queixo cair.
Às vezes nos perguntamos: - afinal, para onde vai todo o dinheiro de Mossoró? Esse que é ganho com a riqueza do petróleo, com o sal e com a fruticultura? Bem, hoje descobri. Está sendo aplicado em imóveis na praia. No entanto, fiquei lamentando que Tibau esteja crescendo de forma completamente desordenada, até irresponsável. Sem uma preocupação com o meio ambiente ou - para quem nem tá aí pra meio ambiente - mesmo com uma organização das praias. A desorganização é uma constante. As construções são feitas à toa, criando, muitas vezes, apenas becos que dão acesso à praia. Uma pena, poderia ser uma bonita cidade, atraente ao turismo já que tem praias amplas e planas, com muito espaço. Cedeu, entretanto, à ganância dos empreiteiros, políticos e proprietários de terra que só vêem o lucro imediato. Realmente uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...